Scientific journal paper
Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica.
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Journal Title
Linhas Críticas
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação em Educação,Avaliação das Aprendizagens,Avaliação Externa,Avaliação Interna,Políticas Públicas,Educação
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences