Scientific journal paper
Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa
Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Sofia Lai Amândio (Amândio, A.);
Journal Title
Educação, Sociedade e Culturas
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 16

(Last checked: 2024-11-18 00:00)

View record in Google Scholar

Abstract
O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente, no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social.
Acknowledgements
--
Keywords
Insucesso escolar,Socialização familiar,Ensino superior,Desigualdades sociais,Portugal
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PEst-OE/SADG/UI3126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia