Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Conhecer: Debate entre o Público e o Privado
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Francês) Champ des possibilités et projet: raisons qui ont conduit les étudiants brésiliens au Portugal
(Espanhol/Castelhano) Campo de posibilidades y proyecto: razones que llevaron a estudiantes brasileños a Portugal
(Inglês) Field of possibilities and project: Reasons driving Brazilian students to Portugal
Abstract/Resumo
Este artigo analisa as trajetórias de jovens estudantes de pós-graduação que tomaram a decisão de migrar do Brasil para Portugal a fim de dar continuidade aos seus estudos. Busca-se compreender tais fluxos migratórios tendo em vista suas trajetórias e utilizando os conceitos de campo de possibilidades e projeto a partir das formulações do antropólogo Gilberto Velho. Recorremos à literatura contemporânea sobre a relação migratória entre Brasil e Portugal produzida por pesquisadores de ambos os países e realizamos entrevistas semiestruturadas para identificar o que os levou a migrar e como foi o processo anterior à sua partida, isto é, quais atitudes foram tomadas para deixarem seus lugares de origem. Concluímos que o comportamento e a narrativa desses indivíduos, suas práticas e seus discursos, mostraram-se bastante semelhantes em diversos contextos da sociedade contemporânea.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Migração estudantil,Estudantes brasileiros em Portugal,Trajetórias de migração,Ensino Superior,Estudantes internacionais
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |