Scientific journal paper
Campo de possibilidades e projeto: motivos que levaram estudantes brasileiros a Portugal
Bianca Lyrio (Lyrio, B.); Patrícia Lânes Araújo de Souza (Lânes, P. );
Journal Title
Conhecer: Debate entre o Público e o Privado
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(French) Champ des possibilités et projet: raisons qui ont conduit les étudiants brésiliens au Portugal

(Spanish/Castilian) Campo de posibilidades y proyecto: razones que llevaron a estudiantes brasileños a Portugal

(English) Field of possibilities and project: Reasons driving Brazilian students to Portugal

Abstract
Este artigo analisa as trajetórias de jovens estudantes de pós-graduação que tomaram a decisão de migrar do Brasil para Portugal a fim de dar continuidade aos seus estudos. Busca-se compreender tais fluxos migratórios tendo em vista suas trajetórias e utilizando os conceitos de campo de possibilidades e projeto a partir das formulações do antropólogo Gilberto Velho. Recorremos à literatura contemporânea sobre a relação migratória entre Brasil e Portugal produzida por pesquisadores de ambos os países e realizamos entrevistas semiestruturadas para identificar o que os levou a migrar e como foi o processo anterior à sua partida, isto é, quais atitudes foram tomadas para deixarem seus lugares de origem. Concluímos que o comportamento e a narrativa desses indivíduos, suas práticas e seus discursos, mostraram-se bastante semelhantes em diversos contextos da sociedade contemporânea.
Acknowledgements
--
Keywords
Migração estudantil,Estudantes brasileiros em Portugal,Trajetórias de migração,Ensino Superior,Estudantes internacionais
  • Sociology - Social Sciences
  • Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia