Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Conhecer: Debate entre o Público e o Privado
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Francês) Champ des possibilités et projet: raisons qui ont conduit les étudiants brésiliens au Portugal
(Espanhol/Castelhano) Campo de posibilidades y proyecto: razones que llevaron a estudiantes brasileños a Portugal
(Inglês) Field of possibilities and project: Reasons driving Brazilian students to Portugal
Abstract/Resumo
Este artigo analisa as trajetórias de jovens estudantes de pós-graduação que tomaram a decisão de migrar do Brasil para Portugal a fim de dar continuidade aos seus estudos. Busca-se compreender tais fluxos migratórios tendo em vista suas trajetórias e utilizando os conceitos de campo de possibilidades e projeto a partir das formulações do antropólogo Gilberto Velho. Recorremos à literatura contemporânea sobre a relação migratória entre Brasil e Portugal produzida por pesquisadores de ambos os países e realizamos entrevistas semiestruturadas para identificar o que os levou a migrar e como foi o processo anterior à sua partida, isto é, quais atitudes foram tomadas para deixarem seus lugares de origem. Concluímos que o comportamento e a narrativa desses indivíduos, suas práticas e seus discursos, mostraram-se bastante semelhantes em diversos contextos da sociedade contemporânea.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Migração estudantil,Estudantes brasileiros em Portugal,Trajetórias de migração,Ensino Superior,Estudantes internacionais
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |