Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Coesão territorial, resiliência e inovação social: O programa rede social
Book Title
Agricultura, floresta e desenvolvimento rural
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Acumulam-se ‘crises’ (dívidas soberanas, recessão económica, alterações climáticas, envelhecimento, etc.) e acentua-se a incerteza e a imprevisibilidade relativamente à ocorrência de fenómenos raros associados a riscos potencialmente devastadores. É o caso de “fenómenos extremos” associados às alterações climáticas ou o caso de eventuais perturbações profundas do sistema financeiro. Aumenta a probabilidade de ocorrência de “cisnes negros” sem que seja possível determinar uma probabilidade associada ao momento da sua ocorrência ou ao risco a ela associado. Problemas contemporâneos desta natureza deverão ser abordados enquanto wicked problems.
O reconhecimento da diversidade espacial e da especificidade local com que estes problemas se manifestam concorre para a perceção da inevitabilidade da ação local na resposta a esses problemas vindo ao encontro da inscrição da ‘coesão territorial’ como objectivo da União Europeia pelo Tratado de Lisboa.
Acentua-se, assim, a oportunidade do aprofundamento da reflexão sobre a “resiliência” e sobre a “antifragilidade” de base territorial, a partir das análises sistémicas de natureza socioecológica e destaca-se a relevância de perspetivas que valorizam as condições institucionais, organizacionais da “capacidade de agir” (agency) na construção de “capacidade adaptativa” de base territorial. Consequentemente, a “inovação social” torna-se cada vez mais urgente para o aperfeiçoamento das políticas públicas e para a capacitação coletiva na resposta social a esses desafios e problemas.
O Programa Rede Social foi avaliado pelo IESE e os resultados dessa avaliação podem contribuir para o aperfeiçoamento de medidas de política pública conducentes à construção da “resiliência adaptativa” na sociedade portuguesa, criando condições para melhores formas de lidar com a incerteza do futuro e com as repercussões negativas dos cenários de maior exigência.
Acknowledgements
--
Keywords
Coesão territorial,Resiliência territorial,Inovação social,Programa rede social
Português