Como o jornalismo lida com a inovação: um estudo de caso das melhores práticas em Portugal
Event Title
Fronteiras do jornalismo
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
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Abstract
Os meios de comunicação social estão a viver mudanças internas em consequência das
pressões económicas causadas pela quebra de receitas publicitárias e/ou de audiências. Além
das óbvias contenções de custos, que permitem adiar problemas mais profundos, há um
esforço de reformulação interna das redações e dos próprios produtos jornalísticos.
Entender como os meios de comunicação em Portugal estão a enfrentar a mudança, em
especial como estão a aplicar estratégias de inovação interna para inverter a diminuição de
vendas e / ou audiências e de receitas de publicidade são objetivos do trabalho, através do
qual também se pretende enquadrar a realidade nacional num quadro mais amplo. Mas
pretende-se também tentar identificar que processos estão a criar / recriar que afetam a
produção e disseminação de notícias, por um lado, e o fluxo de receitas, por outro, e,
portanto, que diretrizes podem ser identificadas para ajudar os legacy media ou startups
jornalísticas a sobreviver.
Para responder às questões, utilizámos a observação-participante em três redações
portuguesas e entrevistas semi-estruturadas aos seus responsáveis editoriais. As organizações
foram escolhidas pela sua diversidade: uma rede de televisão que inclui um canal de sinal
aberto com o noticiário mais visto do prime time e um canal de notícias 24/7; uma rádio de
foco noticioso e âmbito nacional; um jornal online. Observamos que tanto a TV quanto a rádio
são legacy media que, através de diferentes abordagens e ritmos, estão a remodelar os seus
modelos de negócios, processos de produção de notícias e produtos editoriais. O jornal nasceu
como uma operação online, não precisando de evoluir de uma lógica tradicional / analógica,
mas também desenvolve estratégias de inovação.
Os resultados permitem identificar o foco dos casos estudados: as estratégias internas
nas redações, as estratégias empreendedoras para a evolução do modelo de negócio
tradicional, e o impulsionar dos resultados financeiros.
Acknowledgements
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Keywords
Jornalismo,inovação,práticas jornalísticas
Português