Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Alternative Titles
(Spanish/Castilian) Comunicación y medios: Los “partidos” más allá del partido en el fútbol Portugués
(English) Media and communication: The “games” beyond the match in Portuguese football
Abstract
Objetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal.
Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática.
Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada.
Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.
Acknowledgements
FCT - Fundação para aCiência e Tecnologia pela Bolsa de Doutoramento, com a referência SFRH/BD/14478/2019
Keywords
Comunicaçao,Influência,Futebol,Mídia,Soft power
Fields of Science and Technology Classification
- Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
SFRH/BD/14478/2019 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |