Artigo em revista científica Q4
Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português
José Quintela (Quintela, J. de L.);
Título Revista
Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-20 17:11)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Comunicación y medios: Los “partidos” más allá del partido en el fútbol Portugués

(Inglês) Media and communication: The “games” beyond the match in Portuguese football

Abstract/Resumo
Objetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal. Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática. Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada. Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo. Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.
Agradecimentos/Acknowledgements
FCT - Fundação para aCiência e Tecnologia pela Bolsa de Doutoramento, com a referência SFRH/BD/14478/2019
Palavras-chave
Comunicaçao,Influência,Futebol,Mídia,Soft power
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/14478/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia