Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Concepções Avaliativas no Ensino Superior de Administração
Journal Title
Meta: Avaliação
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Esta investigação teve como objetivo discutir as percepções de estudantes e de professores do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das aprendizagens. Abordar tal processo se justifica pela produção acadêmica não abundar estudos com o propósito de analisar o processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior de Administração (BOLZAN; ANTUNES, 2015). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco, com estudantes, e de entrevistas semiestruturadas, junto a professores, de duas instituições de ensino brasileiras e duas portuguesas, tendo os achados sido analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostraram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Nestas condições, parece emergir a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação no ensino de Administração, tendo em vista a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa para melhorar a qualidade das aprendizagens e da formação dos estudantes.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Formativa,Avaliação para as Aprendizagens,Ensino Superior de Administração,Avaliação Pedagógica
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences