Scientific journal paper Q3
Concepções Avaliativas no Ensino Superior de Administração
Larissa Medianeira Bolzan (Bolzan, L.M.); Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Elaine Di Diego Antunes (Di Diego Antunes, E.);
Journal Title
Meta: Avaliação
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-11-19 21:37)

View record in Scopus


: 2.2
Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Esta investigação teve como objetivo discutir as percepções de estudantes e de professores do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das aprendizagens. Abordar tal processo se justifica pela produção acadêmica não abundar estudos com o propósito de analisar o processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior de Administração (BOLZAN; ANTUNES, 2015). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de grupos de foco, com estudantes, e de entrevistas semiestruturadas, junto a professores, de duas instituições de ensino brasileiras e duas portuguesas, tendo os achados sido analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostraram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Nestas condições, parece emergir a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação no ensino de Administração, tendo em vista a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa para melhorar a qualidade das aprendizagens e da formação dos estudantes.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Formativa,Avaliação para as Aprendizagens,Ensino Superior de Administração,Avaliação Pedagógica
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences