Scientific journal paper
Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso
Daniela Filipa Máximo Santos (Santos, D.); José Rodrigues (Rodrigues, J.); Sofia Portela (Portela, S.);
Journal Title
Revista Portuguesa de Farmacoterapia
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Strategic management in the community pharmacy based on the Balanced Scorecard: A case study

Abstract
Introdução: As empresas do sector farmacêutico foram nestes últimos 10 anos afetadas por inúmeras alterações, não só políticas como económicas e sociais. Assim sendo, tornou-se imprescindível ter uma gestão rigorosa e uma estratégia planeada. Por conseguinte, o balanced scorecard apresentado em 1992 por Kaplan e Norton e melhorado em 1996, permitiu auxiliar as empresas a organizarem a sua estratégia, alinhando-a e comunicando de forma clara e objetiva a todos os segmentos. Tendo em vista o sucesso ao longo dos anos em diversas empresas que aplicaram este instrumento na sua gestão, este artigo tem por objetivo contruir um mapa estratégico e um balanced scorecard aplicado à realidade das farmácias comunitárias. Metodologia: A metodologia usada baseou-se numa análise quantitativa de dados de uma farmácia, tal como numa análise organizacional interna através de entrevistas semiestruturadas e inquéritos presenciais (Servperf) aos clientes da farmácia. Conclusão: Concluiu-se que é possível construir um mapa estratégico simples e claro dos objetivos estratégicos da farmácia e apresentar o balanced scorecard desses mesmos objetivos organizados e percetíveis a toda a empresa de modo a enunciar as medidas, metas e iniciativas a realizar.
Acknowledgements
--
Keywords
Farmácias comunitárias/organização e administração,Inovação organizacional,Marketing de serviços de saúde,Melhoria da qualidade,Tomada de decisão organizacional