Scientific journal paper
Cor e tipografia em capa de livro: Emoções, atratividade e intenção de compra
Carolina Leonardo (Leonardo, C.); Luisa Martinez (Martinez, L. M.); Filipe R. Ramos (Ramos, F. R.);
Journal Title
Revista Brasileira de Expressão Gráfica
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Brazil
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Abstract
A literatura sobre a influência da cor e da tipografia tem revelado alguma contradição e nem sempre é objeto de reflexão na área editorial. Esta pesquisa tem como principal objetivo contribuir para a perceção relativa à cor e tipografia em capa de livro. Foram analisadas as emoções (positivas e negativas), atratividade e intenção de compra, em relação a capas de livros digitalmente manipuladas. De acordo com os participantes (n=166), cores quentes e cores complementares induziram a maior atratividade e intenção de compra. Quanto à tipografia, os resultados foram menos conclusivos, embora as fontes preferidas tenham sido as serifadas, ornamentais e não helvéticas. Finalmente, discutiram-se implicações práticas para designers gráficos e marketers.
Acknowledgements
Este trabalho foi financiado pela UNIDCOM através de uma Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UIDB/DES/00711/2020) atribuída à UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Lisboa, Portugal
Keywords
Design,Cor,Tipografia,Intenção de compra,Atratividade
  • Other Social Sciences - Social Sciences
  • Arts (arts, history of arts, performing arts, music) - Humanities
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/DES/00711/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia