Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde
foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de
licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura
(ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento
concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023).
Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e
docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa
foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes.
Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos
cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um
enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos,
bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta
alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da
língua portuguesa.
Acknowledgements
--
Keywords
Coursera,Blended learning,Formação online