Capítulo de livro
COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial
Henrique O'Neill (O'Neill, H.); Daniela Langaro (Langaro, D.); Fernando Brito e Abreu (Brito e Abreu, F.); Filomena Almeida (Almeida, F.); José Farinha (Farinha, J.); Luisa Domingues (Domingues, L.); Vitor Basto-Fernandes (Basto-Fernandes, V.); et al.
Título Livro
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-23 00:15)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura (ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023). Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes. Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos, bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da língua portuguesa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Coursera,Blended learning,Formação online