Comunicação em evento científico
Desafios da imprensa escrita: o caso do adblocking
Tiago Lima Quintanilha (Quintanilha, Tiago Lima);
Título Evento
V Colóquio Doutoral
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A imprensa escrita é um dos sectores mais influenciados pelo crescimento da Internet (Flávian, 2014), onde a mutabilidade tecnológica (Fenton, 2010) e comportamento dos consumidores assumem especial importância nas dinâmicas evolutivas e disruptivas intrínsecas ao ecossistema dos media (Hass, 2005, 2011). O adblocking surge, no caso específico da imprensa escrita, como grande desafio à sustentabilidade do sector, na medida em que representa evolução nas lógicas de utilização e consumo dos utilizadores, e disrupção ao interferir nas lógicas vigentes e convencionais de financiamento de um sector extremamente dependente da publicidade. Poucos fenómenos, com impacto directo no sector da imprensa escrita, serão tão relevantes de investigar quanto a utilização de software de adblocking, em consistente subida. O aumento dos índices de literacia crítica digital (Livingstone, 2011) coincide também com a tomada de consciência dos indivíduos face a conceitos como identidade, privacidade e relevância de conteúdos, na sua actividade online, com repercussão nas formas de evitamento dos conteúdos publicitários, que, em última análise, e indirectamente, põem em causa a sobrevivência e financiamento do sector. Neste sentido, irei abordar a questão em três vertentes: a) contextualização da dependência do sector da imprensa escrita relativamente ao financiamento publicitário; b) uma revisão teórica do fenómeno do adblocking e seu impacto nas estruturas de financiamento do sector, c) interpretação da relevância desses contributos na explicação dos perfis e motivações de apropriação de adblockers, com base num estudo exploratório a uma amostra não probabilística em Portugal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desafios da Imprensa escrita,Adblocking em Portugal,Perfis e motivações de apropriação de adblockers.
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/131338/2017 Fundação para a Ciência e Tecnologia