Comunicação em evento científico
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO
António Oliveira (Oliveira, A.); Claudio Marcos Maciel da Silva (SILVA, C.M.);
Título Evento
XXII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Espanhol/Castelhano
País
Paraguai
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
gestão universitária - permanência estudantil - sucesso acadêmico