Publicação em atas de evento científico
Desenvolvimentos na automação da extração de quantidades: Projeto Metabuilding
Filipe Lima (Lima, F.); Sébastien Roux (Roux, S.); Tiago da Silva Pedro (Pedro, T.); Ricardo Pontes Resende (Resende, R. P.);
4º Congresso Português de Building Information Modelling - ptBIM
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 07:20)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A extração de quantidades para geração de estimativas de custos é um dos principais usos BIM, mais comum durante a fase de projeto, mas com aplicação em todo ciclo de vida, não só para cálculo do custo económico, mas também, por exemplo, na estimativa de impactos ambientais. Uma extração de quantidades deve ser rápida, fiável e transparente. O processo deve ser auditável, incremental e repetível. Apesar das diversas vantagens da extração de quantidades a partir de modelos BIM em relação ao método tradicional, existe ainda ampla margem de melhoria. A Limsen Consulting (Consultora) obteve apoio do projeto METABUILDING para, com o centro de investigação ISTAR ‑ Iscte, desenvolver duas tecnologias que melhoram o seu processo, que tem aplicado em projetos de várias dimensões e naturezas. Este apoio resultou no desenvolvimento de uma aplicação online para visualização e auditoria de modelos e mapas de quantidades e dois plugins para o software Navisworks. Estes plugins, em conjunto com a tradução para Português do sistema de classificação e Work Breakdown Structure Uniformat e automações em Excel completaram a metodologia de extração de quantidades da Consultora, permitindo um workflow mais rápido, fiável e transparente. A exposição é complementada por casos de aplicação em obras de elevada complexidade, e pela reflexão sobre as vantagens e desvantagens e desenvolvimentos futuros.
Agradecimentos/Acknowledgements
Este trabalho foi financiado pelo Metabuilding (H2020 G.A. No. 873964) e pelo 19_Call#2_SECClasS – Sustainability Enhanced Construction Classification System, financiado pelo EEA Grants Portugal e pela FCT/MCTES no âmbito do projeto UIDP/04466/2020.
Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDP/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
19_Call#2_SECClasS – Sustainability Enhanced Construction Classification System EEA Grants
Metabuilding (H2020 G.A. No. 873964) H2020
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):