Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
Journal Title
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Year (definitive publication)
2012
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O artigo explora a relação entre resultados escolares dos
alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de
variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem
(sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores),
considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial
empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos
em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a
trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos
por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos
resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que
remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos
os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se
estas são desfavorecidas.
Acknowledgements
--
Keywords
Desempenho escolar,Imigração,Desigualdades sociais