Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Digital News Report Portugal 2025
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) é o décimo relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2015.
O OberCom – Observatório da Comunicação colabora com o Reuters Institute for the Study of Journalism na elaboração do questionário global e nacional, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país. Este relatório oferece uma análise aprofundada dos dados relativos a Portugal e tira partido dos dez anos de dados acumulados, desde 2015 , o que permite perceber tendências e evoluções no nosso país, especificamente, que são analisadas em paralelo com as tendências e evoluções a nível internacional.
Para além do acompanhamento de variáveis-chave, como em edições anteriores, o Digital News Report Portugal 2025 explora especificamente os seguintes temas:
O papel da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo, e a perceção dos públicos na sua utilização no jornalismo;
As práticas de verificação de factos (fact-checking);
O impacto da literacia noticiosa / para os media na relação com as notícias;
Com trabalho de campo a cargo da YouGov, o projeto inquiriu a nível global em 2025 cerca de 97 mil indivíduos utilizadores de Internet, em 48 países. Em 2025 a Sérvia junta-se ao conjunto de mercados globais em estudo, depois da inclusão de Marrocos em 2024.
À semelhança das edições anteriores, o inquérito de 2025 foi aplicado a uma amostra representativa da população portuguesa (n=2014) estratificada por grau de habilitação / escolaridade, para além de género, idade e região . Ao longo do relatório, estas variáveis são exploradas de forma agregada.
O trabalho de campo decorreu entre 13 de janeiro e 24 de fevereiro de 2025 e, tal como em anos anteriores, sublinha-se o facto de os dados poderem apresentar distorções motivadas pela própria agenda mediática (Ex. acontecimentos políticos, processos eleitorais, conflitos armados ou acontecimento relacionados com saúde pública).
Agradecimentos/Acknowledgements
Os autores agradecem aos investigadores do Reuters Institute for the Study of Journalism Nic Newman, Richard Fletcher, Craig Robertson, Amy Ross Arguedas e Rasmus Klaus Nielsen.
Tipo de Relatório
Relatório anual local de projecto internacional
Palavras-chave
Jornalismo,Notícias digitais,Padrões de consumo
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| IBERIFIER Plus - 101158511 | Comissão Europeia |
English