Relatório
Digital News Report Portugal 2025
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Miguel Paisana (Paisana, M.); Ana Pinto Martinho (Pinto-Martinho, A.);
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 107

(Última verificação: 2025-12-19 16:37)

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Abstract/Resumo
O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) é o décimo relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2015. O OberCom – Observatório da Comunicação colabora com o Reuters Institute for the Study of Journalism na elaboração do questionário global e nacional, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país. Este relatório oferece uma análise aprofundada dos dados relativos a Portugal e tira partido dos dez anos de dados acumulados, desde 2015 , o que permite perceber tendências e evoluções no nosso país, especificamente, que são analisadas em paralelo com as tendências e evoluções a nível internacional. Para além do acompanhamento de variáveis-chave, como em edições anteriores, o Digital News Report Portugal 2025 explora especificamente os seguintes temas: O papel da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo, e a perceção dos públicos na sua utilização no jornalismo; As práticas de verificação de factos (fact-checking); O impacto da literacia noticiosa / para os media na relação com as notícias; Com trabalho de campo a cargo da YouGov, o projeto inquiriu a nível global em 2025 cerca de 97 mil indivíduos utilizadores de Internet, em 48 países. Em 2025 a Sérvia junta-se ao conjunto de mercados globais em estudo, depois da inclusão de Marrocos em 2024. À semelhança das edições anteriores, o inquérito de 2025 foi aplicado a uma amostra representativa da população portuguesa (n=2014) estratificada por grau de habilitação / escolaridade, para além de género, idade e região . Ao longo do relatório, estas variáveis são exploradas de forma agregada. O trabalho de campo decorreu entre 13 de janeiro e 24 de fevereiro de 2025 e, tal como em anos anteriores, sublinha-se o facto de os dados poderem apresentar distorções motivadas pela própria agenda mediática (Ex. acontecimentos políticos, processos eleitorais, conflitos armados ou acontecimento relacionados com saúde pública).
Agradecimentos/Acknowledgements
Os autores agradecem aos investigadores do Reuters Institute for the Study of Journalism Nic Newman, Richard Fletcher, Craig Robertson, Amy Ross Arguedas e Rasmus Klaus Nielsen.
Tipo de Relatório
Relatório anual local de projecto internacional
Palavras-chave
Jornalismo,Notícias digitais,Padrões de consumo
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
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