Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Digital News Report Portugal 2025
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) é o décimo relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2015.
O OberCom – Observatório da Comunicação colabora com o Reuters Institute for the Study of Journalism na elaboração do questionário global e nacional, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país. Este relatório oferece uma análise aprofundada dos dados relativos a Portugal e tira partido dos dez anos de dados acumulados, desde 2015 , o que permite perceber tendências e evoluções no nosso país, especificamente, que são analisadas em paralelo com as tendências e evoluções a nível internacional.
Para além do acompanhamento de variáveis-chave, como em edições anteriores, o Digital News Report Portugal 2025 explora especificamente os seguintes temas:
O papel da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo, e a perceção dos públicos na sua utilização no jornalismo;
As práticas de verificação de factos (fact-checking);
O impacto da literacia noticiosa / para os media na relação com as notícias;
Com trabalho de campo a cargo da YouGov, o projeto inquiriu a nível global em 2025 cerca de 97 mil indivíduos utilizadores de Internet, em 48 países. Em 2025 a Sérvia junta-se ao conjunto de mercados globais em estudo, depois da inclusão de Marrocos em 2024.
À semelhança das edições anteriores, o inquérito de 2025 foi aplicado a uma amostra representativa da população portuguesa (n=2014) estratificada por grau de habilitação / escolaridade, para além de género, idade e região . Ao longo do relatório, estas variáveis são exploradas de forma agregada.
O trabalho de campo decorreu entre 13 de janeiro e 24 de fevereiro de 2025 e, tal como em anos anteriores, sublinha-se o facto de os dados poderem apresentar distorções motivadas pela própria agenda mediática (Ex. acontecimentos políticos, processos eleitorais, conflitos armados ou acontecimento relacionados com saúde pública).
Acknowledgements
Os autores agradecem aos investigadores do Reuters Institute for the Study of Journalism Nic Newman, Richard Fletcher, Craig Robertson, Amy Ross Arguedas e Rasmus Klaus Nielsen.
Report Type
International project local anual report
Keywords
Jornalismo,Notícias digitais,Padrões de consumo
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| IBERIFIER Plus - 101158511 | Comissão Europeia |
Português