Scientific journal paper
Dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitetura
Paula André (André, P.);
Journal Title
Revelar
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Partindo do ensaio seminal From faktura to factography (1984) do historiador de arte Benjamin H. D. Buchloh, e referenciando a exposição Archivo Universal. La condición del documento y la utopia fotográfica moderna (2008), a presente comunicação propõe-se revelar a fotografia como instrumento documental, como meio discursivo e como dispositivo poético operativo da cultura urbana e arquitectónica em contexto do século XX. Para o realizar tomaremos como ponto de partida as paradigmáticas exposições: Staatliches Bauhaus, Weimar: 1919-1923 (Weimar, 1923); Modern Architecture: International exhibition (New York, 1932, MoMA); Architettura rurale italiana, (Milão, 1936, VI Triennale Milano); Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 (New York, 1943, MoMA); 15 anos de Obras Públicas 1932-1947 (Lisboa, 1948, IST); Architecture without architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture, (New York, 1964, MoMA), procurando desvendar mecanismos e significados da exibição do corpo urbano e arquitectónico. Nestas exposições para além do potencial performativo e persuasivo da fotogenia das cidades e das arquitecturas fixadas nas fotografias públicas percorridas pelos itinerários do olhar dos visitantes, destacaremos a ampliação desse dispositivo de visão dinâmica, simultaneamente imagético e documental, através das fotografias impressas nos catálogos das respectivas exposições. Afirmando e sublinhando o papel da fotografia na formação de consciências patrimoniais e na construção de valores identitários, será ainda nosso propósito por meio de um estudo comparatista, dar a ver – a partir do esquema apresentado – como a fotografia foi interrogante e matricial na construção da cultura urbana e arquitectónica do século XX.
Acknowledgements
--
Keywords
Fotografia,Exposições,Arquitectura
  • Other Humanities - Humanities
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CPC-HAT/4533/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.