Diversidade sociocultural e seletividade social das oportunidades educativas: segregação étnico-nacional na rede escolar da Área Metropolitana de Lisboa
Event Title
VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A presente comunicação insere-se no âmbito da sociologia da educação, mais especificamente no estudo das condicionantes contextuais para a igualdade de oportunidades escolares em tempos de elevada diversidade social, cultural e étnica nos estabelecimentos de ensino. Tendo como pano de fundo uma pesquisa doutoral sobre o efeito-escola nos percursos e desempenho escolar dos alunos descendentes de imigrantes e pertencentes a minorias étnicas, pretendo aqui desbravar caminho no entendimento do fenómeno da segregação escolar de base étnico-nacional tal como acontece nas áreas urbanas e suburbanas, mais especificamente na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Será que os descendentes de imigrantes estão equitativamente distribuídos na respetiva rede escolar concelhia? Existirão “portões que se fecham” ou estabelecimentos de ensino que os “acantonam” em “ilhas” de exclusão? Será este fenómeno de acesso desigual à “escolha escolar” semelhante para todos os descendentes de imigrantes ou mais acentuado para alguns grupos nacionais? Que peso terá a segregação residencial de partida na explicação destas desigualdades de distribuição pela rede escolar?
Para tentar responder a estas questões, serão mobilizadas estatísticas oficiais da educação (Direção Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência – DGEEC) referentes a todos os alunos e escolas do ensino básico na AML.
Acknowledgements
--
Keywords
segregação escolar,desigualdade étnico-nacional
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
SRFH/BD/135970/2018 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT |