Artigo em revista científica Q3
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
Anne Schippling (Schippling, A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); João Teixeira Lopes (Lopes, J. T.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-13 22:08)

Ver o registo na Scopus


: 1.0
Google Scholar

N.º de citações: 9

(Última verificação: 2024-04-18 09:41)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada portransformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras eheterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso,que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e dadimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de casoem colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construçãoda sua identidade escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
educação de elites,internacionalização,colégios internacionais,identidade escolar
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais