Scientific journal paper Q4
Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português
Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Journal Title
Revista Portuguesa de Educação
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Alternative Titles

(English) Inclusive education: Analytical framework and application to the Portuguese case

(Spanish/Castilian) Educación inclusiva: propuesta de un marco analítico y aplicación al caso portugués

Abstract
O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.
Acknowledgements
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Keywords
Inclusão,Políticas,Aprendizagem,Indicadores
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia