Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Revista Portuguesa de Educação
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Alternative Titles
(English) Inclusive education: Analytical framework and application to the Portuguese case
(Spanish/Castilian) Educación inclusiva: propuesta de un marco analítico y aplicación al caso portugués
Abstract
O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.
Acknowledgements
--
Keywords
Inclusão,Políticas,Aprendizagem,Indicadores
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |