Scientific journal paper
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
Ana Passos (Passos, A. M.); Sílvia Agostinho da Silva (Silva, S. A.); Catarina Marques Santos (Santos, C. M.);
Journal Title
Psychologica
Year (definitive publication)
2011
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 5

(Last checked: 2024-11-17 13:46)

View record in Google Scholar

Abstract
O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.
Acknowledgements
--
Keywords
Segurança psicológica,Orientação para a aprendizagem,Trabalho em equipa,Conflito intragrupal
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/PSI-PTO/102373/2008 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PEst-OE/EGE/UI0315/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia