Scientific journal paper Q3
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
Susana Santos (Santos, S. C.); Carlota Bicho (Bicho, C. P.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

Times Cited: 8

(Last checked: 2025-12-14 18:01)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-12-06 03:57)

View record in Scopus


: 0.3
Google Scholar

Times Cited: 25

(Last checked: 2025-12-12 08:17)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.
Acknowledgements
--
Keywords
Redes sociais,Eleições,Comunicação política,Campanhas eleitorais
  • Sociology - Social Sciences
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia