Other publications
Ensaios de mudança: gestos musicais na periferia urbana da cidade de Lisboa e Boston
Ricardo Bento (Bento, Ricardo); Graça Índias Cordeiro (Cordeiro, Graça Índias);
Journal/Book/Other Title
V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - Antropologia em ContraPonto
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-13 06:02)

View record in Google Scholar

Abstract
Esta investigação procura desencadear um conjunto de questionamentos e problemas, orientados por uma estratégia teórica que enquadrou a observação dos encontros, aspirações, e conflitos decorrentes dos constrangimentos e oportunidades nas quais se movem os protagonistas da Orquestra Geração, do Casal da Boba. Nesta perspectiva o trabalho que se segue contextualiza as práticas das orquestras com os modelos e métodos que lhes deram origem. Assim, numa primeira abordagem explicita-se a formação da Orquestra Geração, em Portugal, os fins que se pretendem atingir por via da sua implementação, a população a quem se dirige e a interligação com o "El Sistema", o modelo venezuelano ao qual foi recolher inspiração. Nestas condições são intersectados os desenvolvimentos históricos, sociais e artísticos de ambas as estruturas. Para além disso destacam-se os detalhes morfológicos que dizem respeito à aprendizagem e aos eixos fundamentais que estruturam a constituição das orquestras. Posteriormente, através de um enquadramento teórico de conceitos operatórios, como campo de possibilidades criativas, vão sendo ligadas as noções de interdependência, interconhecimento e interação que procuram ajustar e orientar a observação nas especificidades das trocas simbólicas e afetivas dos protagonistas.
Acknowledgements
--
Keywords