Publication in conference proceedings
Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais
Olga Magano (Magano, O.); Ana Melro (Melro, Ana); Fátima de Sousa (Sousa, Fátima); Ana Pinheiro (Pinheiro, Ana);
Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
O objetivo desta comunicação é refletir sobre a experiência de ensino online na Unidade Curricular de Introdução às Ciências Sociais, 1º ano do plano de estudos da Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Aberta, em particular no que se refere à participação dos estudantes nas turmas virtuais. Esta Unidade Curricular apresenta algumas características particulares, tais como o elevado número de estudantes, várias turmas e tutoras, o que complexifica a organização e gestão dos processo de ensino-aprendizagem. Quais as variáveis e fatores de sucesso e insucesso que interferem na participação dos alunos? Qual o papel do docente/tutor na participação dos alunos? Estas são algumas das questões que tentamos aprofundar neste texto conciliando a experiência profissional com a perspetiva pedagógica e científica de contribuir para a melhoria dos resultados académicos.
Acknowledgements
--
Keywords
participação,e-learning,Universidade Aberta,Ciências Sociais