Artigo em revista científica
Entre Textos e Contextos: O ensino de teorias sociológicas
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-21 21:10)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Between texts and contexts: Teaching sociological theories

(Francês) Entre Textes et Contextes : L'enseignement des théories sociologiques

(Espanhol/Castelhano) Entre Textos y Contextos: La enseñanza de las teorías sociológicas

Abstract/Resumo
Em que edifício teórico se alicerça a visão sociológica do mundo e como a comunicamos, em síntese, aos estudantes no contexto da sua formação básica universitária? Que princípios devem presidir ao processo de apropriação de instrumentos como as teorias sociológicas, que possam revelar-se úteis e relevantes à sua prática científica, profissional e cidadã futura? Haverá “técnicas” para analisar a sociedade ou, antes, experimentação de modelos, formas de pensar concorrentes, com as quais vamos aprendendo a dialogar e afinar o conhecimento sobre a sociedade? Argumenta-se, neste artigo, que o pluri-paradigmatismo teórico deve ser considerado recurso fundamental da formação sociológica, bem como a leitura e o trabalho sobre textos originais, independentemente do estatuto clássico ou contemporâneo desses textos. ____ What are the theoretical foundations on which we base our sociological view of the world? How do we communicate it, in summary, to students in the context of their basic university training? What principles should guide the process of appropriating instruments such as sociological theories, to prove useful and relevant to future scientific, professional and citizen practice? Are there “techniques” for analyzing society or, rather, experimenting with models, competing ways of thinking, with which we learn to dialogue and refine knowledge about society? This article argues that theoretical pluri-paradigmatism should be considered a fundamental resource for sociological training, as well as reading and working on original texts, regardless of the classic or contemporary status of these texts.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Teorias sociológicas,Pluralismo teórico,Obras clássicas
  • Sociologia - Ciências Sociais