Capítulo de livro
Estratégias promotoras de um envelhecimento “bem‑sucedido”. Papel da atividade cognitiva.
Filipa Costa Couto (Couto, F.); Luísa Teixeira-Santos (Teixeira-Santos, L.); Elzbieta Campos (Bobrowicz-Campos, E.); João Apóstolo (Apóstolo, J.);
Título Livro
Enfermagem em Gerontologia e Geriatria.
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O envelhecimento da população é uma realidade incontornável. Espera-se que nas próximas décadas se viva mais anos e com mais saúde. Para um envelhecimento bem--sucedido, saudável e ativo (desejável), é fundamental a adoção de um conjunto de atitudes e comportamentos, por parte das pessoas e da sociedade. Neste livro, abordam-se políticas, modelos, respostas sociais, tecnologias, papel da comunidade, atividade física, alimentação, atividade social, entre outras áreas, fundamentais para o planeamento e a intervenção no apoio ao processo de bem envelhecer. Também é indiscutível que o envelhecimento está associado a um conjunto de problemas de saúde que carecem de uma resposta adequada, de forma a minimizar as eventuais consequências negativas, das quais se destacam os problemas da cognição, da fragilidade, da vulnerabilidade, do abuso/violência e negligência, do humor depressivo, das quedas (entre outros), resultando na perda de capacidades que permitem a autonomia cognitiva e funcional das pessoas mais velhas. Muitas destas perdas são potenciadas pela morbilidade associada ao envelhecimento e pela morbilidade acumulada ao longo da vida, o que remete para a necessidade de uma gestão adequada do regime terapêutico. Neste livro são abordados os problemas e as intervenções/programas com potencial de promoção da autonomia e independência da pessoa mais velha. Aborda-se, ainda, o contexto/problemas dos familiares cuidadores e do seu contributo no processo de parceria de cuidados quando alguém fica dependente. Trata-se de uma obra abrangente, que integra autores de diferentes classes profissionais, fundamental para a formação na área da saúde, essencialmente de enfermagem, de estudantes e de pessoas que se interessem pelo estudo do envelhecimento e das respostas às pessoas mais velhas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
envelhecimento ativo e saúdavel,fragilidade cognitiva,intervenções não-farmacológicas,estimulação cognitiva
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.