Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
Título Revista
Revista EduSer
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Students from Guinea-Bissau in Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivations, daily challenges, sociability networks and future perspectives
Abstract/Resumo
Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantesdo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea importância do protagonismo estudantilna constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados àÁfrica. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estudantes Bissau-Guineenses,ISCSP,Ensino superior e cooperação internacional,Portugal,Guiné-Bissau