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Expetativas e experiências de estudantes de Sociologia face à Sociologia do Trabalho e das Organizações
Catarina Sales Oliveira (Sales Oliveira, Catarina);
Título Revista/Livro/Outro
Work, Social Change and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary SocietiesProceedings of First International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work
Ano
2014
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
As expetativas dos e das estudantes do ensino superior tendem a ser instrumentais, ou seja, mais do que almejar o conhecimento pelo conhecimento, esperam sobretudo que os cursos frequentados e as matérias nestes lecionadas lhes confiram competências valorizáveis no mercado de trabalho e que lhes permitam o acesso a uma profissão (Saúde, 2006). Estes e estas jovens privilegiam pois a educação como via para o acesso ao mercado de trabalho, na expectativa de uma relação de continuidade entre educação e emprego no sentido do capital humano (Becker, 1983) mesmo tendo em conta que este acesso é presentemente mais marcado por sobressaltos e sinuosidades devido à crise económica e ao crescimento do desemprego, de tal forma que há quem considere que perdeu o sentido falar de inserção preferindo o termo transição que sublinha o caracter contingencial desta fase (Gonçalves et al, 1997). Neste cenário de complexidade crescente das relações e situações de trabalho, que perspetivas para um estudante de Sociologia que considere uma carreira na área do Trabalho e das Organizações (STO)? Quais as expectativas dos e das discentes em relação a esta área do conhecimento? Pode a lecionação de STO promover a empregabilidade nesta área do onhecimento? Que competências diferenciadoras pode oferecer? Com estas reflexões como pano de fundo, esta comunicação irá partilhar os resultados de um estudo direcionado para as perceções, expetativas e experiências de estudantes de Sociologia na introdução à área de Sociologia do Trabalho e das Organizações procurando compreender de que forma o contacto com esta área do conhecimento os e as marca no sentido da seleção das suas áreas de interesse bem como da perceção dos fenómenos do emprego, do trabalho e do seu próprio trajeto de inserção profissional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Sociologia do Trabalho e das Organizações; expetativas de inserção profissional; expetativas académicas; experiências académicas