Scientific journal paper
Formação continuada de gestores escolares no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura sobre políticas e suas perspetivas
Soraia Carolino (Carolino, S.); Luís Capucha (Capucha, L.); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F.); Mateus de Lima Brito (Brito, M.);
Journal Title
Revista Educação e Políticas em Debate
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-07-23 08:37)

View record in Google Scholar

Abstract
O Gestor Escolar contemporâneo atua em um contexto de democratização, inovação e realinhamento global da educação e lhe são constantemente exigidos novos conhecimentos e habilidades, o que requer uma ampla formação. O objetivo deste estudo é analisar trabalhos que discutem sobre a formação continuada do Gestor Escolar, identificando as lacunas na legislação e perspectivas sobre o futuro do tema. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, proposta por Kitchenham e Charters (2007), de natureza qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a formação deve ser ampla e diversificada. Verificou-se a necessidade de expansão das ações e políticas de formação, com previsão de grandes avanços no campo das tecnologias digitais e observaram-se lacunas legais relacionadas à temática.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação,Gestão escolar,Formação continuada