Futebol: Uma devoção mística próxima da prática religiosa
Event Title
X Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Futebol e religião são dois termos que transportam uma enorme atualidade, abrangem uma diversidade de regras, rituais e convenções, mesmo se povoados por múltiplas contradições. Neste sentido, o artigo explora as dimensões sociais da díade futebol-religião, tendo como objetivo aprofundar em que medida o sentido de afiliação aos clubes de futebol e as vivências dos jogos dos campeonatos, encerram um carácter religioso para os adeptos da modalidade.
A metodologia adotada assenta no inquérito por questionário, cuja construção decorreu da problematização teórica, tendo em vista medir os vários atributos associados às dimensões da crença, ritual e uso de objetos totémicos. Foi aplicado a uma amostra não probabilística de conveniência composta por 488 sujeitos, entre 15 de novembro e 25 de dezembro.
Através da análise e interpretação dos principais dados, aferimos a existência de atributos associados às três dimensões em análise. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas, que o futebol é uma “religião” consolidada e agregadora, pois cumpre algumas das funções atribuídas à religião tradicional.
Acknowledgements
--
Keywords
Futebol,Religião,Ritual,Totem,Crença,Cultura