Gestão de Resultados
Event Title
X Congresso de Contabilidade
Year (definitive publication)
2005
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema da gestão e manipulação dos resultados das empresas pelos gestores e do efeito que essa gestão de resultados produz nas demonstrações financeiras.
Para o efeito identificam-se os métodos utilizados na implementação desta prática, abordando-a através de três diferentes perspectivas: (i) organização e funcionamento do governo das sociedades (corporate governance), (ii) mercado e analistas financeiros e (iii) auditores externos.
Tendo por base esta óptica transversal de análise são, paralelamente, apontados os factores que poderão influenciar e explicar as práticas de gestão de resultados, relativamente às quais se encontrou clara evidência de disseminação por diversos sectores e em diversos países.
Acknowledgements
--
Keywords
Accruals Discricionários; Contabilidade Criativa,Earnings Management,Income Smoothing,Modelo de Jones Modificado