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Implementação do Balanced Scorecard na hotelaria: estudo empírico
Catarina Rosa Nunes (Nunes, C.); Maria Machado (Machado, M.);
Event Title
TMS 2016 – Tourism & Management Studies, International Conference
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O presente trabalho tem como objectivo, contribuir para o conhecimento sobre os principais motivos que levam os hotéis a implementar ou não o Balanced Scorecard. Para cumprir este objetivo, tendo em conta o paradigma de investigação positivista, foi realizado um questionário aos responsáveis financeiros dos hotéis de quatro e cinco estrelas localizados em Portugal. A análise dos dados recolhidos permite concluir que os principais motivos de implementação do Balanced Scorecard na hotelaria portuguesa são: o aumento da eficiência e do controlo dos custos; a imposição da adoção deste método de avaliação de desempenho por parte da empresa matriz; o alinhamento da estratégia do hotel com a estratégia global da empresa matriz e ainda as exigências externas e internas dos acionistas da empresa. Relativamente aos principais motivos que levaram os hotéis a não implementar o Balanced Scorecard, destacam-se: o facto de este processo exigir custos de implementação e de manutenção muito elevados; o não reconhecimento dos benefícios da implementação do método e o excessivo consumo de tempo; o facto da organização já se encontrar satisfeita com as ferramentas de avaliação de desempenho que utiliza atualmente e o facto dos resultados da implementação deste método não serem visíveis de forma imediata.
Acknowledgements
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Keywords
Balanced Scorecard, contabilidade de gestão, hotelaria, estudo empírico, implementação