Artigo em revista científica
Como fazer uma história de família: Um exercício de contextualização social
João de Pina Cabral (Cabral, J. de P.); Antónia Lima (Lima, A. P. de.);
Título Revista
Etnográfica
Ano (publicação definitiva)
2005
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 96

(Última verificação: 2024-04-09 09:32)

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Abstract/Resumo
É comum dizer-se que o que distingue entre si as ciências sociais é o método, o que não é totalmente verdade: a rica história da teoria antropológica bem o comprova. Contudo, há que reconhecer que, enquanto os grandes saltos teóricos tendem a ser absorvidos mais cedo ou mais tarde por todas as disciplinas socioculturais, as diferenciações metodológicas – as diferentes "formas de fazer ciência" – tendem a seguir as rotas disciplinares. Trata-se de algo que decorre necessariamente da "aprendizagem" da tarefa científica, que não se limita a transmitir atitudes ou disposições cognitivas mas que envolve o cientista como pessoa social integral. É pois comum que estás disposições metodológicas (assim como as "formas de vida" que a elas estão frequentemente associadas) sejam transmitidas mais pelo exemplo e pelo gosto, de professor/a a discípulo, do que propriamente por ditames metodológicos estritos e verbalizáveis. A actividade científica é, e nunca deixará de ser, uma actividade social total, praticada por agentes cujo processo de constituição segue trãmites e processos inevitavelmente sociais. Claro que há regras; há processos que diferenciam a prática e a aprendizagem científica de outros tipos de práticas e aprendizagens; mas a natureza social dos elos humanos envolvidos no processo de criação científica é indiscutível.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
  • Antropologia - Ciências Sociais