Scientific journal paper
Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal.
Sara Pinheiro (Pinheiro, Sara); Eunice Macedo (Eunice Macedo); Helena Costa Araújo (Helena C. Araújo);
Journal Title
Dialogia
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político, incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Pensando numa cidadania ativa, com voz e participação, este artigo cruza documentos nacionais e da UE com dados da observação e no grupo focal (GF) já recolhidos. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo é desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam a Escola Quotidianos de Profissionalização, no Norte de Portugal.
Acknowledgements
--
Keywords
Cidadania nacional. Cidadania europeia. Escola. Jovens. Educação profissional
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PD/BD/105705/2014 Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT.