Intra-Empreendedorismo e Orientação Empreendedora: Um Estudo Aplicado às Organizações de Saúde
Event Title
XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O conceito de intra-empreendedorismo tem vindo a ser, nos últimos anos, conotado de maior relevância, não só no meio académico, mas também nas organizações, dada a sua pertinência em termos de modernização e aumento da competitividade face a outros mercados. O presente estudo visa identificar, analisar e explicar as variáveis influenciadoras do processo (intra) empreendedor (i.e. perfil do indivíduo e condições internas da organização) nas organizações de saúde relativamente à orientação empreendedora da organização (OEO). A metodologia utilizada consiste
na recolha de informação primária, via inquérito por questionário, aos membros das equipas dos Serviços de Medicina Física e Reabilitação e Unidades de Fisioterapia (SMFR/UF) das organizações de saúde privadas, públicas e setor social da região norte e centro de Portugal. O estudo abrangeu 202 profissionais de saúde e 45 instituições. Os resultados evidenciam que a organização apresenta um comportamento (intra) empreendedor que assenta no conceito de orientação empreendedora.
Acknowledgements
--
Keywords
Intra-empreendedorismo,Empreendedorismo,Orientação Empreendedora da Organização,Condições Internas,Perfil dos Colaboradores,Organizações de Saúde,SMFR/UF.