Juventude periférica e políticas urbanas em Portugal: entre a promessa da inclusão e a lógica do controlo
Event Title
XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM)
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Esta comunicação pretende debater as políticas de inclusão social dirigidas a jovens de bairros periféricos em Portugal, com base numa pesquisa etnográfica realizada em projetos do Programa Escolhas. Esta é a principal política pública dirigida a jovens pobres e racializados de territórios marginalizados no país, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento local, a inclusão social e a participação cidadã.
Num contexto de retração do Estado social, observa-se em toda a Europa políticas públicas de baixos recursos direcionadas a certos territórios e populações, entendidos como “problemáticos” ou “marginais”. Mais do que políticas macrossociais que promovam a justiça social e a redução das desigualdades, aposta-se em modelos de governança de base local, nos quais ações de apaziguamento (dos conflitos) e prevenção (da criminalidade) em bairros segregados ocupam um lugar central. Essas políticas apelam à participação dos jovens na resolução dos problemas nos bairros onde vivem, mas restringem o seu campo de ação política às regras estabelecidas pelo Estado, desencorajando os discursos emancipatórios. O resultado é a gestão das desigualdade urbanas e a governação biopolítica da juventude, mascarando uma dominação que dociliza a sua ação coletiva.
Como parte do projeto PERICREATIVITY, esta proposta de comunicação assume a inclusão como um dispositivo de controlo social, em que as políticas direcionadas aos jovens subalternizados são territorializadas nas margens urbanas.
Acknowledgements
Esta comunicação foi produzida no âmbito do projeto Criatividades Periféricas: Juventude, Artes e Políticas Públicas em Territórios Segregados – PERICREATIVITY (Ref. 2022.08993.PTDC),
financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Keywords
Juventude,Periferia,Políticas Urbanas,Inclusão Social,Controlo social
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| 2022.08993.PTDC | da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Português