Comunicação em evento científico
LEAN e ISO 9001 - FÓRMULA PARA O CRESCIMENTO E COMPETITIVIDADE
João Margaça (Margaça, J.); Ana Martins (Martins, A.);
Título Evento
41º Colóquio da Qualidade
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A certificação pela norma ISO 9001 não assegura excelência organizacional e as conclusões sobre os benefícios e respetivos impactos no desempenho das organizações são contraditórias. A literatura sobre esta temática refere que, mesmo sabendo os requisitos, os processos e as ações de melhoria, a maioria dos responsáveis da qualidade, auditores e consultores não estão focados nem possuem competências em ferramentas/metodologias de melhoria contínua. Sem conhecimento e implementação de ferramentas eficazes de melhoria da qualidade a norma não tem impacto nas organizações. Como resultado, não existe consenso nas organizações sobre os benefícios desta norma. É referido também que implementando simultaneamente ferramentas e metodologias lean e um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 juntam-se duas forças complementares que, quando combinadas, podem-se transformar numa fonte importante de lucros para qualquer organização. Partiu-se do pressuposto que em organizações certificadas que possuem ferramentas e metodologias lean, e que considerando que a ISO 9001 está mais focada na eficácia, as empresas que integram lean e ISO 9001 recebem o bónus de aumentar a eficiência. Neste contexto, pretendeu-se analisar se a utilização conjunta ou integrada da norma ISO 9001 e de ferramentas ou metodologias lean potencia os benefícios esperados da certificação da qualidade. Para o efeito, utilizaram-se como bases conceptuais a norma ISO 9001 e o pensamento lean. Foi desenvolvido um questionário, com base na revisão bibliográfica sobre os benefícios dos sistemas de gestão da qualidade e nas ferramentas lean referidas num estudo de integração ISO 9001 e lean, para testar as hipóteses e as proposições resultantes da revisão de literatura. Este foi enviado para 4068 empresas certificadas pela norma ISO 9001 em Portugal. Obtiveram-se 231 respostas, correspondendo a 6% da população em estudo. Os dados foram analisados por intermédio de estatísticas simples e de testes paramétricos e não paramétricos. Os resultados obtidos mostraram que as empresas portuguesas após se certificarem sentiram os benefícios relatados na literatura. Estes benefícios variaram, em tipo e expressividade, consoante a motivação para certificação, antiguidade do certificado e dimensão da empresa. A implementação de ferramentas lean nas empresas certificadas provocou um acréscimo médio positivo em todos os benefícios obtidos com a certificação, apresentando valores superiores aos sentidos pela certificação na redução de custos e na redução do tempo de entrega.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
ISO 9001; competitividade