Artigo em revista científica
Leitura(s) em grupo. Um estudo de caso sobre práticas de leitura online
Rita Duarte (Duarte, R); Jorge Vieira (Vieira, J.); José Soares Neves (Neves, J. S.);
Título Revista
Entreler
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-17 23:05)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A partir de um estudo feito sobre o uso das redes sociais online (RSO) por leitores de livros, este artigo pretende explorar a prevalência das práticas de leitura em grupo no meio digital, contextualizando esta prática com o fenómeno dos clubes de leitura, que precederam o advento da Internet (Sedo, 2003; Griswold, McDonnell e Wright, N., 2005; Radway, 1991). Através de entrevistas semiestruturadas mediadas pelas RSO a um grupo de jovens, leitores ávidos, conclui-se que a leitura em grupo é uma prática comum entre os entrevistados, assumindo, no entanto, formas que vão além do "clássico" clube de leitura. Desta forma, a Internet é utilizada como ferramenta de mediação para discutir o livro através de meios tão diversos como grupos de WhatsApp, servidores do Discord, caixas de comentários em blogues de leitura, fóruns, e partilhas nas RSO. Traça-se ainda um paralelismo entre as características sociodemográficas do grupo em análise — maioritariamente mulheres, jovens, com altos níveis de escolaridade e de classe média — e as características da classe leitora, tal como apresentado por Griswold, McDonnell e Wright (2005).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classe leitora,Redes sociais online,Leitura digital,Clubes de leitura
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia