Book chapter
Literacia digital das pessoas ciganas de Reguengos de Monsaraz
Carlos Boto Medinas (Medinas, C. ); Olga Magano (Magano, O.);
Book Title
CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-05-17 07:38)

View record in Google Scholar

Abstract
Através de um estudo desenvolvido em Reguengos de Monsaraz procurou-se conhe-cer de que forma é que as pessoas ciganas acedem e manuseiam recursos tecnológicos e de informação, essenciais para a vida quotidiana nas sociedades contemporâneas. Com esse objetivo foi aplicado um inquérito por questionário a pessoas ciganas residentes em Reguengos de Monsaraz cujos resultados revelam que 75% dos inquiridos abandonaram a escola e 38% não sabem ler, ou seja, é revelado um quadro de analfabetismo, abandono escolar e iliteracia, que são os principais constrangimentos para exercer a literacia digital. Apesar de as pessoas ciganas já terem contactado com alguma forma de tecnologia há dificuldades em aceder a computadores e a Internet: por um lado, são poucas as pessoas que dispõem destes serviços e equipamentos em casa e, por outro lado, não têm competências suficientes para um uso autó-nomo. Muitos ciganos reguenguenses acedem a equipamentos e à Internet nos espaços munici-pais, no entanto, responsáveis destes espaços salientam as dificuldades de leitura e escrita, sendo necessário um apoio personalizado. Ou seja, verifica-se que a situação de pobreza e ex-clusão em que esta população se encontra provoca um outro tipo de exclusão, que é a infoex-clusão e a iliteracia traduzida também em iliteracia digital.
Acknowledgements
--
Keywords