Talk
Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas
Patrícia Duarte (Duarte, A.P.); Vitor Silva (Silva, V. H.); Eduardo Simões (Simões, E.); José Gonçalves das Neves (Neves, J.);
Event Title
IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Year (definitive publication)
2016
Language
English
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-18 21:14)

View record in Google Scholar

Abstract
A literatura sugere que o desempenho social das organizações influencia a sua atratividade enquanto local de trabalho. Neste estudo analisa-se a existência de variáveis adicionais que ajudem a explicar esta relação. A reputação ética (RE) constitui um constructo positivamente relacionado com a responsabilidade social (RS). Neste estudo de manipulou-se a perceção de RS com vista a observar o efeito desta na atratividade organizacional (AO) através do efeito mediador da RE. Os participantes (n=260) foram aleatorizados por duas condições experimentais, respondendo a um questionário eletrónico contendo a descrição de uma organização que cumpria (condição de alto envolvimento) ou não (condição de baixo envolvimento) um conjunto de práticas RS, seguida de questões sobre a opinião acerca do nível de envolvimento em RS (verificação da manipulação), da RE e da AO. Os resultados revelam que o modelo teórico proposto apresenta um forte ajustamento aos dados, suportando empiricamente a proposta de que a RS afeta direta e indiretamente, através da RE, a avaliação da organização enquanto futuro local de trabalho. Em termos práticos, tal significa que na guerra pelo talento, as organizações podem fazer uso do seu desempenho social e RE como aliciantes para atrair potenciais candidatos, a par da tradicional informação sobre atributos organizacionais e características da função.
Acknowledgements
--
Keywords
responsabilidade social,reputação ética,atratividade organizacional,recrutamento,atração de talento