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Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas
Título Evento
IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A literatura sugere que o desempenho social das organizações influencia a sua atratividade enquanto local de trabalho. Neste estudo
analisa-se a existência de variáveis adicionais que ajudem a explicar esta relação. A reputação ética (RE) constitui um constructo
positivamente relacionado com a responsabilidade social (RS). Neste estudo de manipulou-se a perceção de RS com vista a observar o efeito
desta na atratividade organizacional (AO) através do efeito mediador da RE. Os participantes (n=260) foram aleatorizados por duas
condições experimentais, respondendo a um questionário eletrónico contendo a descrição de uma organização que cumpria (condição de
alto envolvimento) ou não (condição de baixo envolvimento) um conjunto de práticas RS, seguida de questões sobre a opinião acerca do nível
de envolvimento em RS (verificação da manipulação), da RE e da AO. Os resultados revelam que o modelo teórico proposto apresenta um
forte ajustamento aos dados, suportando empiricamente a proposta de que a RS afeta direta e indiretamente, através da RE, a avaliação da
organização enquanto futuro local de trabalho. Em termos práticos, tal significa que na guerra pelo talento, as organizações podem fazer uso
do seu desempenho social e RE como aliciantes para atrair potenciais candidatos, a par da tradicional informação sobre atributos
organizacionais e características da função.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
responsabilidade social,reputação ética,atratividade organizacional,recrutamento,atração de talento