Artigo em revista científica Q4
Making a Difference 3 – an individual cognitive stimulation program for older people: Appropriateness and feasibility
Rosa Silva (Rosa Silva); Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Paulo Santos-Costa (Paulo Santos-Costa); Isabel Gil (Isabel Gil); Maria de Lurdes Almeida (Maria de Lurdes Almeida); Apóstolo, João (Apóstolo, João);
Título Revista
Referência: revista de enfermagem
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-24 23:49)

Ver o registo na Scopus


: 0.8
Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-29 18:49)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Enquadramento: A estimulação cognitiva individual desenvolvida em contexto domiciliar por um cuidador é uma intervenção inovadora. O programa de estimulação cognitiva Fazer a Diferença 3(FD3) é um exemplo deste tipo de intervenção. Objetivo: Explorar a aceitabilidade e a aplicabilidade do programa FD3 para a população portuguesa. Metodologia: Estudo desenvolvido em duas fases: na Fase 1 realizaram-se entrevistas exploratórias a académicos, profissionais de saúde e cuidadores, com o intuito de se conhecer a recetividade a este tipo de intervenção; na Fase 2 conduziu-se um painel de peritos e grupos focais, com cuidadores, para explorar a suas perceções sobre o programa FD3, versão portuguesa. Resultados: A Fase 1 foi impulsionadora do estudo. As partes interessadas analisaram este tipo de intervenção como muito útil e versátil. A Fase 2 permitiu perceber as potencialidades em termos de aceitabilidade e de aplicabilidade da intervenção, traduzida e adaptada, para a população portuguesa. Conclusão: O programa FD3 poderá ser uma excelente ferramenta no cuidado à pessoa idosa com deterioração cognitiva a residir em contexto domiciliar.
Agradecimentos/Acknowledgements
This research was conducted within the scope of a project entitled Cognitive stimulation in older people: Intervention in cognitive frailty and promotion of self-care [ECOG-2015] and cofounded by the Nursing School of Coimbra.
Palavras-chave
cognitive stimulation,nonpharmacological intervention,cognitive decline,neurocognitive disorder,caregivers,older adults
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.