Non-peer-reviewed papers
Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa
Sandro Mendonça (Mendonça, S.); Inês F. Alves (Inês Alves);
Journal Title
Publicações OberCom
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Times Cited: 7

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Abstract
Os novos meios de produção e distribuição estão a conduzir a novos comportamentos de compra e novos padrões de interacção entre consumidores num ambiente digital. Não indiferente, a actividade jornalística e o sector dos media atravessam uma “terceira revolução industrial”, fundada na reconfiguração de uma “Sociedade de Massas” numa “Sociedade em Rede”. Este contexto coloca grandes desafios ao sector, sendo ainda pouco claro como a nova conjuntura social e tecnológica irá impactar a organização económica da indústria, estando neste ponto o foco do presente trabalho. A progressiva migração dos meios de comunicação para a “grande ecosfera electrónica”, isto é, a arena relevante dos media, é uma migração para um ambiente continuamente interligado (computação ubíqua permanente) e interactivo (aberto ao protagonismo dos utilizadores) onde os vários bens informacionais (conteúdos digitais) e dinâmicos (animados e em evolução em tempo real) competem pela atenção do público, um activo escasso e cada vez mais valioso, sobre plataformas intensivas em tecnologia.
Acknowledgements
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Keywords
Imprensa, Modelos de Negócio