Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa
Journal Title
Publicações OberCom
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Os novos meios de produção e distribuição estão a conduzir a novos comportamentos de
compra e novos padrões de interacção entre consumidores num ambiente digital. Não
indiferente, a actividade jornalística e o sector dos media atravessam uma “terceira
revolução industrial”, fundada na reconfiguração de uma “Sociedade de Massas” numa
“Sociedade em Rede”. Este contexto coloca grandes desafios ao sector, sendo ainda pouco
claro como a nova conjuntura social e tecnológica irá impactar a organização económica da
indústria, estando neste ponto o foco do presente trabalho. A progressiva migração dos
meios de comunicação para a “grande ecosfera electrónica”, isto é, a arena relevante dos
media, é uma migração para um ambiente continuamente interligado (computação ubíqua
permanente) e interactivo (aberto ao protagonismo dos utilizadores) onde os vários bens
informacionais (conteúdos digitais) e dinâmicos (animados e em evolução em tempo real)
competem pela atenção do público, um activo escasso e cada vez mais valioso, sobre
plataformas intensivas em tecnologia.
Acknowledgements
--
Keywords
Imprensa, Modelos de Negócio