Motivação em sala de aula (virtual): a música como elemento diferenciador
Event Title
CNaPPES2021
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Ao longo do último semestre do presente ano letivo, em contexto de confinamento, verificou-se a adaptação das práticas pedagógicas para o modelo não presencial.
Para além da ausência de contato presencial, os tempos letivos das diferentes unidades curriculares revelaram-se os principais – por vezes, os únicos com contacto visual – momentos de interação entre estudantes e entre estes e docentes.
Nesta apresentação, partilha-se uma experiência que implicou 202 estudantes, com perfis distintos entre si, pertencentes a 3 unidades curriculares distintas e 5 turmas de diferentes anos curriculares e ciclos de ensino, ao longo de 12 semanas de aulas.
Nesta experiência, assumiu-se a interação e reforço de conhecimento interpares e entre docente e estudantes como elementos motivacionais para o envolvimento na prática letiva e mobilização para a aprendizagem.
O objetivo da experiência foi o de introduzir no início de cada tempo letivo semanal de aulas, uma escolha musical (vídeo e áudio), assegurada por um estudante, de forma voluntária.
A escolha acontecia no início de cada aula, ocupando os primeiros minutos do tempo letivo, tempo habitualmente ocupado com a admissão dos estudantes à sessão e cumprimentos iniciais. Cada escolha era justificada pelo estudante responsável e, habitualmente, comentada por colegas.
Este exercício foi-se revelando, ao longo do semestre, um espaço de partilha, conhecimento e intervenção, motivando a presença nas aulas e a abertura à aprendizagem. Os resultados revelaram melhorias na pontualidade, na partilha de interesses e competências individuais, na interação e reforço de relações de confiança, na difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e na mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados na unidade curricular.
A avaliação dos estudantes, no âmbito da monitorização intercalar e do balanço realizado no final do semestre, refere a iniciativa como elemento agregador e motivacional, encorajando a sua aplicação em período pós-pandemia, no ensino presencial.
Acknowledgements
--
Keywords
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Português