Artigo em revista científica
Motivações para a concepção de um Balanced Scorecard numa empresa de serviços: um estudo de caso
Maria Antónia Jorge de Jesus (Jesus, M.); Sónia Amaro (Amaro, S.);
Título Revista
Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O objectivo principal deste artigo é descrever o processo de escolha e criação do Balanced Scorecard (BSC) numa empresa de serviços em Portugal (empresa M), visto esta ferramenta proporcionar uma visão integrada do desempenho organizacional, através da identificação de um conjunto de indicadores financeiros e não financeiros, relacionados com os resultados a atingir. Seguindo uma metodologia qualitativa, baseada no estudo de caso e na técnica de entrevistas, esta investigação pretende conhecer se o BSC é o instrumento de gestão adequado para avaliar o desempenho na empresa M e quais as motivações para a sua implementação nesta empresa. As conclusões desta investigação apontam para uma resposta afirmativa à primeira questão, pois o BSC permite estabelecer prioridades e alinhar os colaboradores com a estratégia, conhecer atempadamente a posição da actividade e que os colaboradores conheçam em tempo real o seu desempenho. As motivações para a implementação do BSC foram reconhecidas em termos de oportunidades para sistematizar a estratégia, tornar clara a estratégia perante todos os colaboradores, favorecer o alinhamento e integração de várias perspectivas organizacionais, melhorar a comunicação e sintetizar num único relatório os indicadores relevantes para a gestão e integrar a informação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Contabilidade de gestão,Balanced scorecard,Estratégia,Sistemas de avaliação de desempenho