Motivações para Segurança e Prazer: Implicações para Práticas e Experiências no Sexo Casual
Event Title
15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Introdução: As pessoas diferem na sua predisposição para protegerem a sua saúde sexual (i.e., adotando um foco regulatório de prevenção de doenças) ou procurarem o seu bem-estar sexual (i.e., adotando um foco regulatório de promoção de prazer. Explorámos se estas diferenças individuais resultam em práticas e experiências sexuais distintas no sexo casual.
Método: Conduzimos um estudo correlacional com participantes em Portugal e Espanha (N = 770), acedendo ao foco regulatório na sexualidade, comportamentos de risco em sexo casual (i.e., frequência de uso de reservativo), reações afetivas em situações prévias de sexo casual sem preservativo, bem como satisfação sexual no sexo casual.
Resultados: Pessoas mais focadas em prevenção (vs. promoção) indicaram usar preservativo mais (vs. menos) frequentemente em diferentes atividades sexuais, sentir mais (vs. menos) afetivo negativo quando têm sexo casual sem preservativo e estarem menos (vs. mais) sexualmente satisfeitos no sexo casual. Este padrão de resultados foi consistente entre ambos os países.
Discussão: Os resultados mostram a complexidade das tomadas de decisão no sexo casual e sugerem que pessoas mais focadas em prevenção tendem a valorizar a sua saúde (vs. bem-estar) sexual enquanto pessoas mais focadas em promoção tendem a valorizar o seu bem-estar (vs. saúde) sexual.
Acknowledgements
--
Keywords
Português