Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
A ausência de reflexão aprofundada e consequente sobre o devir da industrialização gerou consequências inesperadas e perversas para as sociedades contemporâneas.
Com a investigação empírica que realizámos pretende-se alimentar essa reflexão inspirando-nos no princípio defendido por Barbara Adam que refere a premência da introdução nos estudos sobre ambiente e sustentabilidade dos contributos de uma Sociologia do tempo e do futuro.
Analisar o centramento das pessoas no ‘curto’ versus ‘longo prazo’ permite avaliar em que medida a preocupação com o futuro, e em particular com os efeitos das mudanças climáticas, integra as orientações culturais dos indivíduos, e se estas acompanham ou não as agendas institucionais.
A investigação baseia-se num questionário lançado em Lisboa com o objectivo de medir essas preocupações, confrontando-as com características sociais, valores e orientações sociais dos indivíduos.
Os resultados mostram que a preocupação com o futuro longínquo e com as mudanças climáticas têm muito maior peso entre os lisboetas que o centramento no futuro imediato, e que o grupo etário, a escolaridade e a orientação social são variáveis particularmente diferenciadoras desta preocupação e da orientação para a sustentabilidade em geral.
Acknowledgements
--
Keywords
Orientações sociais,Mudanças climáticas,Futuro,Tempo
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e Tecnologia |