Talk
Mulheres nos museus nacionais: perfis sociais, motivações e práticas de visita
Event Title
Woman XXI
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Nas últimas décadas assistimos à feminização das práticas em diversos domínios culturais. Trata-se de um processo associado a profundas transformações sociais que incluem a entrada no mercado de trabalho e a crescente qualificação escolar e socioprofissional. Processo que se vem acentuando no contexto social seletivo das instituições da cultura cultivada, como os museus de arte. Nesta comunicação apresentamos os resultados de um inquérito por questionário aos públicos dos museus nacionais com base numa amostra representativa. Especificamente pretendemos responder a questões tais como: qual o peso das mulheres entre os públicos destes museus? Qual o perfil social predominante? Quais as motivações? Quais as práticas de visita a museus? Adota-se uma abordagem comparativa de modo a destacar as proximidades e diferenças de género patentes entre os públicos.
Acknowledgements
--
Keywords
Públicos dos museus,Feminização das práticas culturais,Museus Nacionais,Portugal
Related Projects

This publication is an output of the following project(s):